Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
como realiza todos os anos o vereador Paulo Haddad trouxe o tema outubro rosa e o câncer de mama para discussões junto com vários especialistas A reunião foi moderada pelo umncologista andressaci nesse nesse mês que é tão importante para a saúde pública como um todo para população para se organizar melhor os cuidados de câncer de mama para se organizar melhor os cuidados com excelência em Oncologia o câncer de mama é tão importante do ponto de vista de saúde pública que ele pode ser um termômetro de como a cidade como o poder público lida com a saúde como um todo alguns indicadores específicos de câncer de mamas servem de balizadores de boa qualidade ou má qualidade de atendimento é para a população ele apresentou dados de Campinas que são compilados pelo devisa e comparados com levantamentos do INCA segundo eles 30% dos cânceres diagnosticados nas mulheres são de mama o que preocupa de acordo com o médico é que grande parte deles é detectada em fase metástatica ou seja em quadro muito agravado a dentista Cintia Marques de Almeida que compôs a mesa compartilhou a história que tem com câncer de mama desde que detectou o primeiro caroço na mama aos 33 anos de idade mesmo passando por tratamento precoce precisou enfrentar duas metástases nunca vai ser fácil como eu acredito que não seja fácil dar o diagnóstico também mas foi possível fazer todo esse processo Porque eu tive muito apoio tinha muito medo tinha medo de morrer não eu tinha medo do que vinha porque eu não sabia o que vinha a frente fui muito bem assessorada muito informada de estudos médicos Doutora André tá aqui já há 19 anos vendo esse processo mas eu acho que na mulher é muito importante quando o Dr Juliano fala do diagnóstico precoce porque eu tinha 33 anos e eu não faço parte desse rastreamento e eu não tinha histórico de família para o médico mastologista Juliano Duarte da Secretaria Municipal de Saúde o diagnóstico de câncer de mama antes dos 40 anos tem preocupado a comunidade científica na nossa prática no dia a dia temos percebido maior número de mulheres abaixo dessa faixa de rastreamento de 40 anos com câncer de mama até então há uns anos atrás esses números eram só percepções dos mastologistas dos oncologistas que atendiam atualmente os dados epidemiológicos tem mostrado mesmo um aumento nessa população jovem E aí sempre a gente se pergunta qual o motivo eu vejo dois motivos que a gente tem que pontuar o primeiro motivo é que a gente tem feito mais diagnóstico com a evolução da tecnologia a gente tem feito uma diagnóstico com a evolução da informação as mulheres jovens Elas têm procurado mais os serviços de saúde portanto faz o diagnóstico e também aumento da incidência talvez por causa do aumento dessa desse estilo de vida moderno da mulher hoje em dia a gente pega uma mulher jovem ela tem um estilo de vida que é um padrão que eu vou falar para vocês aqui e que vocês vão se identificar com muitas as mulheres com elas mesmas ou com alguma pessoa ter filhos mais tardiamente porque ela quer viver trabalhando até consolidar profissionalmente depois ter filho isso é um fator de risco e portanto amamentar mas tardiamente uso de medicações como terapia de reposição hormonal porque a mulher moderna que ela quer também o remédio é importante mas sabemos que aumenta um pouco o risco Então são fatores Associados a mulher moderna que talvez esteja aumentando essa incidência em câncer de mama na mulher jovem para o vereador Paulo Haddad isso explica porque tocar neste assunto todo ano levando a importância do autocuidado nas mulheres e debatendo sobre políticas públicas é tão fundamental um tema empolgante um tema importante eu sempre falo que o Outubro Rosa ele é impactante algumas reflexões como diagnóstico precoce algumas mudanças de atitude mudanças os nossos hábitos é combater algumas coisas que são nocivas para nossa saúde e trazer também né a baia ou reflexão a necessidade do diagnóstico precoce da mulher se cuidar um pouquinho mais tivemos uma realidade muito dura que foi a pandemia e se afastou as pessoas né dos hospitais dos médicos dos diagnósticos das mamografias de rastreamento enfim E hoje nós trouxemos isso esse tema mais uma vez né para que nós pudéssemos debater com especialistas especialistas da Unicamp especialistas da própria rede pública para que nós pudéssemos ter um debate em alto nível