Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
e a reunião foi de relatos de diversos representantes da rede Municipal de Ensino o primeiro a falar foi Wagner Ferreira que é presidente da semec associação voltar da categoria no município Eu Estive conversando com alguns diretores das emefs né e eu sou diretor da da Educação Infantil então da Educação Infantil conheço bastante da Emef Eu Estive conversando com alguns diretores profissionais para a gente se inteirar melhor do que anda acontecendo à educação houve muita dificuldade na questão da desse acolhimento né da Comunidade das crianças dos jovens adolescentes não é e que muitos apresentaram síndrome de pano de pânico dificuldade de socialização então isso nós estamos retomando Bom dia das escolas Renato nut Presidente do Conselho das escolas também esteve na reunião entre outros pontos falou sobre superlotação de alunos em sala de aula primeiro porque não se constrói escolas em Campinas de sal como o Wagner falou há bastante tempo escolas da rede Municipal mesmo não se constroem eu acho que se eu tiver enganado o plano é o plano orçamento Municipal desse ano não contem plou a construção de Aliás já não vem contemplando nem mexendo também a construção de nenhuma escola da rede Municipal tá já faz bastante tempo que a gente não não vê isso E aí a gente tem algumas situações que são seguintes com a crise econômica né E aí a Claro que a crise é rebate com força nos trabalhadores aí Quem vive de falar em que a proletário é o que a gente tem visto é uma procura de Muitos pais que tinham filhos em escolas privadas pelo serviço público porque não tem mais condições de pagar diretor da associação de adjuntos Gil Vila Nova compartilhou a situação que vem enfrentando os profissionais do setor em Campinas que a gente tá percebendo que os serviços públicos a prefeitura estão sendo sucateado já há muito tempo o e nisso aplicar lização sobretudo do cargo que exerce na prefeitura que o professor é de junto a gente tá sofrendo muito com isso tá e Associação que a gente criou foi para lutar conta a precarização do nosso cargo e assim poder servir melhor a comunidade né disse que tanto Aprecia e precisa da educação a gente acaba assumindo responsabilidades do titular de sala e sem ganhar para isso e sem ser reconhecido por isso a nossa Associação fizemos uma pesquisa entre professores adjuntos e constatamos que três quartos dos professores estão com atribuída O que quer dizer a gente não tá substituindo a gente tem a responsabilidade do professor titular de sala ou nós temos em Campinas uma rede Municipal muito qualificada e eu costumo dizer que é uma rede inclusive referência para o resto do país né Nós temos professores com bastante informação gestores muita gente comprometida com a educação pública de qualidade no município mas nós temos problemas também que precisam ser enfrentados pela gestão e hoje alguns deles vieram com muita força um deles por exemplo um déficit de professores na Educação Municipal isso ocasiona muitas vezes o cancelamento de aulas porque porque você não tem Professor Substituto Então por conta de uma questão de com vídeo por exemplo tem sido muito comum a um uma necessidade do professor ficar em casa se recuperando da doença então todos aqueles alunos ficam prejudicados com aulas canceladas porque não há reposição e outros problemas derivados disso e isso causa um prejuízo muito grande porque nós essas crianças adolescentes já viveram uma situação excepcional e muito ruim que foi ausência das aulas presenciais uma necessidade objetiva agora é o momento de recuperação desse deve-se desse prejuízo e o que a gente tem Vista que muda as aulas têm sido canceladas por ausência de profissionais então a prefeitura precisa reagir um plano forte contundente para que as aulas possam ser analisadas em todo mundo tem acesso à educação presencial de qualidade no nosso município pensando nisso o parlamentar disse que todas as demandas ouvidas nesta reunião serão Reunidas em um documento assinado pela comissão cobrando uma rápida ação do Poder Executivo para Vamos fazer um documento e felizmente a secretaria não esteve presente gostaria que essas cobranças fossem feito diretamente pela secretaria mas já que eles não puderam comparecer a ação nós vamos fazer um documento oficial Com todas essas informações e cobrando respostas urgentes é nós vamos agora para o recesso mas logo após o recesso é preciso que essas medidas têm sido tomadas para atenuar esses prejuízos que estão sendo causados os alunos esse documento vai ser entregue ao secretário ao prefeito e também a outros órgãos competentes Como o próprio Ministério Público que tem o papel de acompanhamento também muito forte nessa área da Educação das crianças aqui em Campo