Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
A 19ª edição do Festival Internacional de Teatro acontece aqui no Castro Mendes e segue com uma programação até o dia 4 de julho. No aeroporto internacional de Viracopos, um espaço temático está reunindo passageiros para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Estamos num centro de treinamentos específico para goleiro. Por aqui, claro, o assunto é Copa do Mundo e Vozinha. Goleiro da seleção de Cabo Verde é a bola da vez. Seestou e na agenda cultural de hoje você confere as principais dicas para sair de casa e curtir o final de semana em Campinas e região. Olá, boa tarde. A sexta-feira chegou 26 de junho de 2026. Começa agora o jornal Câmara Notícia ao vivo. Meio-dia mais 6 minutos. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência e vamos conversar. Participe, mande a sua mensagem para o número do nosso WhatsApp. 19 é o nosso DDD. Para você que é de Campinas e região, já sabe, pode ir direto. O número aparece aqui embaixo da sua tela, é o 97829377, ou você pode mandar esta mensagem apontando a câmera do seu celular para o QRcode. Também já aparece uma mensagem na sua tela, o WhatsApp da TV Câmara Campinas. Você aperta e pode mandar o seu elogio, uma crítica construtiva, o que você quer assistir aqui no nosso telejornal que a gente conversa ao vivo. Acontece hoje até às 4 horas da tarde o 12º feirão de emprego e oportunidades de 2026, oferta de mais de 13 vagas em diferentes setores da economia. Então, sobre onde está acontecendo este feirão, o número de empresas participantes, se o processo seletivo já acontece no local, o perfil das vagas, eu aciono a repórter Cassene Alves com todas as informações. Seja bem-vinda. Boa tarde, Casse. Oi, Gabriel. Isso mesmo. Boa tarde para você, para todo mundo que nos acompanha. Sexta-feira, dia de buscar novas oportunidades, quem sabe uma nova aí recolocação no mercado. Então, estamos hoje aqui na Faculdade Anhanguera, que fica aqui na região do Taquaral, onde acontece a 12ª edição do feirão de emprego e oportunidade. Quem vai falar um pouquinho sobre os diferenciais então desse feirão é a Camila Garrido. Ela que é coordenadora do CEPAT, Centro Público de Apoio ao Trabalhador. Seja muito bem-vinda, Camila, mais uma vez esse feirão sendo realizado aqui na cidade. Qual é o diferencial então desta edição? Olá, muito obrigada. Olha, a 12ª edição, ela traz 25 empresas, mais de 13 vagas e em diversos perfis. A gente tem os destaques, né? A gente tem, por exemplo, sem oportunidades para auxiliar de logística. Depois a gente tem destaques também para construção civil. mestre de obras hoje com duas empresas, estão ofertando aí os melhores salários, uma de R$ 8.500, a outra de R$ 6.100. E um destaque também importante dizer para 30 oportunidades paraa função de farmacêutico com um salário de R$ 4.700. A gente tem as vagas para diversos perfis, tá? importante. Eh, tem algumas vagas que não exigem experiência, tem vagas para ensino fundamental, ensino médio e superior. Então, assim, são muitas oportunidades. A gente espera que a população aproveite aqui hoje na faculdade Aanguera, Taquaral essas vagas e a oportunidade de sentar com a empresa e já ser entrevistado e selecionado. Camila, são mais de 20, né, empresas, né, cadastradas, especificamente 26 empresas hoje que estão aqui fazendo essa triagem. Como que funciona? Então, quem pode participar os candidatos? Que que eles precisam ter? Como que funciona essa triagem também aqui no momento? Olha, documento com foto, a carteira de trabalho, seja digital ou física, e o currículo atualizado. A carteira de trabalho a gente precisa para comprovar caso seja uma vaga que exija a experiência. Pessoal, chegando aqui com os documentos, tem também a uma prévia das vagas no próprio site do CEPAT, Camila. Ah, sim. As pessoas já podem através do site do CEPAT, cepate.campinas.spsp.gov.br R, podem visualizar sim essas vagas e lá tem os requisitos, tá? inclusive eh, o local de trabalho, a região, o requisito dela, se exige experiência ou não, quantas vagas através da função, a gente só não consegue ver ali pelo site a empresa. Então, se você tiver interessado em alguma vaga e queira saber qual a empresa, queira aproveitar, venha para o verão até às 16 horas da tarde. Camila, agora falando um pouquinho sobre as pessoas que já estão no mercado, né, os microempreendedores, aqui também tem essa oportunidade de orientações, como que funciona? Sim, esse é um outro serviço de geração de trabalho e renda da Secretaria de Trabalho e Renda, que é o apoio ao microempreendedor. Então, aqui hoje a gente tem um agente da secretaria que trabalha na Casa do Empreendedor. O que que ele tá ofertando? Todo e qualquer serviço para o MEI. Então, abertura, regularização, fechamento também. a oportunidade do Sebrai para qualificar o microempreendedor e informações do Banco do Povo Paulista, que é um uma é uma iniciativa do estado com o município paraa oferta de microcrédito para fomento do empreendedorismo na cidade. Tá certo, Camila? Muito obrigada pelas informações. Tá aí então, Gabriel, olha só, vou deixar aqui o endereço, né, da faculdade aqui na rua Luís Otávio, número 1313, aqui na região do Taquaral, faculdade Ahanguera. Então, quem quiser pode vir até às 4 horas da tarde. Eu volto com você aí no estúdio. Tá certo? Dá tempo. O jornal acaba aqui 1 hora, tem as até às 4 horas da tarde, então para você conferir as oportunidades, as vagas do 12º feirão de empregos. Quero agradecer também, claro, a disponibilidade do tempo, as informações que foram passadas aqui pela Camila Garrido, que é a coordenadora do CEPAT. Olha só, o Centro Cultural Luís Braile promove a campanha Marmita do Bem. É um evento beneficente. Vai comercializar marmitas de espaguete à bolanhesa, preparadas por voluntários com todo o valor das vendas, revertido para a manutenção e projetos do Braile e da instituição Cantinho de Luz. O prato é preparado com massa fresca artesanal e molho caseiro feito com tomates frescos. A refeição vem uma marmita e deve ser retirada amanhã, no sábado, das 11 horas da manhã até às 2 horas da tarde na sede do Centro Cultural Luiz Brail. O endereço anota aí, Avenida Dr. Antônio Carlos S Júnior, número 630, no Jardim Proença, aqui em Campinas. Para garantir a sua ou pedir mais informações, é só entrar em contato também pelo telefone que é o WhatsApp 99715 9817. Outra notícia importante, hein? Prefeitura de Campinas mantém fechados sete parques na região sul aqui da cidade hoje, sexta-feira, por conta do acumulado de chuvas em 72 horas, porque chegou em 85 mm. São eles em que estão fechados. Bosque São José, Bosque dos Artistas, Bosque dos Guarantanos, Lagoa do Jambeiro, a Praça José Ferreira de Toledo, Parque Ecológico Benevenuto Tile, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Parque das Águas. Os parques das outras regiões da cidade permanecem abertos nesta sexta-feira. Bom, a gente segue aqui com as notícias da Metrópole, porque após um ano sem realização, o Feverestival, o Festival Internacional de Teatro, volta ao calendário de eventos da cidade de Campinas com a 19ª edição. A cidade de Campinas mais uma vez será palco do Feverival, festival internacional de teatro que chega a sua 199ª edição, que une artistas do Brasil e do mundo com apresentações para diferentes públicos. A programação que vai até o dia 4 de julho, tem abertura oficial no Teatro Castro Mendes. O evento conta com apresentações teatrais, oficinas, encontros formativos, palestras, rodas de conversa e atividades voltadas à troca de experiências entre artistas e público. Uma das coisas que dessa edição que tem é que a gente tem um tema norteador que guia as nossas escolhas de curadoria e de tudo, que é em cima da palavra partilha. Estamos interessadas, interessados esse ano eh em partilhas daquilo que nos é comum. Eh, então a gente pode encontrar muitas obras que também tão recontando histórias da nossa história e histórias do mundo, a partir de outros olhares também de quem vivenciou isso. Então, uma das coisas também eu acho que são que é legal dessa edição é que a gente tá com quatro ações internacionais. Então, artistas do Chile, da Colômbia, do Peru e da Espanha. E também temos na nacional também artistas de Manaus, artistas eh do Alter do Chão, do Pará, que enfim que também de lugares mais distantes que é mais difícil de trazer. Gente tá muito feliz de conseguir ter esse esse repertório nacional um pouco mais expandido também para esse ano. Ã, então acho que essas são algumas coisas dessa edição que são que são bem interessantes. E outra coisa também que a gente vai poder ver artistas da terceira idade em cena bastante. Como a gente tá interessado em partilhas, nossa curadoria acabou indo para um lugar, é, organicamente assim, de ter essas pessoas mais velhas em cena, porque afinal acho que quem viveu é quem pode partilhar. Então, acho que nada mais justo de ter esses corpos mais velhos, né, de terceira idade, mestras e mestres da arte do teatro no palco. Mais uma vez aqui no Castro Mendes com espetáculo Restinga de Canudos da Companhia do Tijolo. Uma peça super interessante, uma peça com muita gente em cena, muito musical e que a história de Canudos, de uma sociedade que antes de acontecer tudo que aconteceu, que a gente sabe na história de Canudos, uma sociedade que se organizava de uma maneira diferente e acabou enfrentando um pouco os modelos políticos da época. Então, então a partir de uma perspectiva do que seria contado pelas pessoas de Canudos e não só, talvez da história oficial, uma obra muito interessante porque dialoga com várias obras da literatura brasileira que contou sobre isso. Enfim, vale muito a pena ver uma obra muito legal. Do drama à comédia, a proposta do Feverestival é descentralizar a arte e mostrar a força dos espetáculos. A programação conta com peças para todas as idades. Uma oportunidade única de valorizar a cultura nacional e internacional. A gente tem uma produção local que é o espetáculo Marias da artista Oriocan. Muito, muito legal. E uma coisa que a gente trouxe esse ano pro Fevere estival, que é pela primeira vez, que a gente vai fazer pela primeira vez a feira do rolo teatral. Em homenagem à feira do rolo é como se fosse uma rodada de negócios, mas a gente tá convidando diversos outros festivais que vão vir com curadores, gestores, instituições culturais como SES, Itaú Cultural, Cesc, o Departamento de Cultura da Unicamp, enfim, outros programadores culturais eh da cadeia produtivo cultural aqui da região de Campinas, estado de São Paulo, para conversar com 25 artistas aqui da cidade para eles poderem mostrar o seu trabalho para esses programadores de uma maneira de fortalecer as artes cênicas da cidade para circular para fora daqui, porque a gente sabe que artistas tem que circular, porque o nosso trabalho é é rodar por aí, apresentar, enfim, ganhar as estradas por aí. Então, o festival está querendo promover essa conexão entre essas pontas, né? Compradores de obra de arte e os artistas são quem oferecem as obras, né? No sábado e no domingo a gente tem uma dobradinha super interessante. Nos dois dias acontecem uma peça no Barracão Teatro em Barão Geraldo e uma outra peça no Césia Moreiras. Boi mansinho no Sésia Moreiras e Confessões da artista peruana Ana Correia no barracão. Tudo no mesmo horário. Então o público pode escolher sábado eu vou numa peça e domingo eu vou na outra ou vice-versa. E aí domingo também tem peça à tarde no SESI para público infantil. Segunda-feira a gente faz uma pausinha do festival. Terça-feira a gente tem o Cis Guanabara na Unicamp com espetáculo da Colômbia. Morrer em Lúa, Morrer em Guerra. Terça e quarta. Depois tem SESC de novo e finalizamos na rua, eh, ocupando o centro da cidade e o taquaral no sábado. A programação completa você pode conferir no site feverestival.com.br. BR, quase tudo gratuito, então é só aparecer, vai ter muita coisa boa e eu acredito que ótimas oportunidades da gente se deparar com esses com essas maneiras de das pessoas estão fazendo teatro em outros lugares do Brasil e do mundo, trazendo um repertório aqui pra cidade e tudo mais e fazendo esse encontro teatral mais uma vez aqui e rumo à 20ª edição ano que vem. Vamos com as notícias do legislativo, porque a ampliação da rede de saúde pública de Campinas ganhou um avanço. Foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo centro de saúde do Jardim Milam. A cerimônia reuniu autoridades e marcou o início oficial da próxima etapa para a implantação da unidade. A Prefeitura de Campinas assinou a ordem de serviço para o início da construção do novo centro de saúde do Jardim Miriam. A construção também conta com recurso de emenda parlamentar no valor de R 1 milhãoais destinado pelo deputado federal Carlos Sampaio para viabilizar o investimento na região. Representa atender uma demanda, um pedido à população de mais de 10, 11 anos. A região aqui do Jardim Miriam, ela é atendida pelo centro de saúde Taquaral, que atende uma população muito grande. Então, além de trazer uma unidade básica eh mais próxima da população, vai desafogar também o centro de saúde do taquaral. Então, é um fator muito importante. Você tem uma uma unidade a mais e desafoca a unidade do Taquaral. Olha, foi uma construção. Eh, quem liderou na Câmara Municipal foi o presidente Rossini, eh, junto com a população, discutindo alternativas, eh, achando esse terreno aqui junto com a população. Aí a prefeitura teve que mandar um projeto de lei paraa Câmara para fazer a desafetação da área e o presidente Rossini teve um papel fundamental. E a Câmara sempre é importante porque ela identifica as principais demandas, ela identifica as principais reivindicações, as necessidades e aponta pro executivo a solução. Então foi fantástico essa parceria Câmara, Prefeitura. O momento também reuniu representantes do executivo e do legislativo que acompanham demandas históricas dos bairros e a implementação de políticas públicas no município. assinatura da ordem de serviço para construção de centro de saúde aqui do Jardim Míriam é o resultado de uma luta de anos, né, que eu tenho acompanhado desde o início junto com a comunidade, a população do Míria, o conselho local de saúde lá do Taquaral, né, o a a equipe laranja já teve funcionando aqui no salão da igreja de um período e aí se consolidou a importância de ter uma unidade de saúde nessa região, é porque ela está distante do centro de saúde do Mir e dificultava muito o acesso das pessoas. Então, ter uma unidade aqui vai facilitar muito o serviço que é prestado pela Secretaria de Saúde para essa população, né? E não vai atender apenas o Miriam, mas atende toda a região, Parque dos Pomares, São Rafael, o mesmo Recanto dos Dourados. e é uma área que está se desenvolvendo muito e certamente essa obra vai ser de fundamental importância pro atendimento dos eh usuários, né, do sistema público de saúde daqui. A assinatura da ordem de serviço significa o início da construção do novo centro de saúde do Jardim Miriam e abre uma nova etapa para acompanhar como esse investimento chegará à população. É de grande importância porque o Taquaral, que onde a gente faz parte hoje, ele atende quase 50.000 pessoas e vindo essa unidade por Jardim Míria, você vai tirar de lá para ter quase 20.000 1 pessoas de uma unidade que tá sobrecarregada e é de extrema importância para o bairro pelo desenvolvimento. Is a quantidade de pessoas que atendem a nossa região aqui. A expectativa agora é pelo acompanhamento das próximas etapas até a entrega da unidade. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde básica e atender o crescimento da demanda na região do Jardim Miriam. Na verdade, as condições que hoje funciona o o Miriam, eles não está muito longe do ideal. Então, a política de saúde é a reestruturação. A reestruturação implica você dar condições de trabalho e também de acolhimento, de atendimento. Bom, então esse o Jardim Milha, ele tem pedido desde 2014 para ser construído. Infelizmente, depois de uma dificuldade de viabilização, hoje nós estamos assinando, já tem empresa e a construção termina em 20 meses. Uma nova frente parlamentar criada aqui na Câmara Municipal vai acompanhar os próximos passos da obra de implantação de uma rodovia de 32 km de extensão que está prevista para ser construída em lugares que hoje são áreas de patrimônio protegidos. A Câmara Municipal aprovou a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Contorno Norte de Campinas a partir de um requerimento do vereador Wagner Romão. A proposta é abrir um canal de debate e acompanhamento da implantação de uma rodovia com 32 km de extensão, que deve passar por Campinas, Paulíia e Sumaré. O traçado previsto atinge áreas de preservação ambiental e regiões onde atualmente vivem moradores dos três municípios. Nós tivemos acesso a esse projeto do Contorno Norte, que é uma rodovia de 32 km, que ligaria a rodovia Dom Pedro, na altura da Lerói Merlim, até a Ananguera ali no município já passando pelo município de Sumaré, atravessando uma boa parte do município de Campinas, a região do Betel ali em Paulíia e chegando até Sumaré. Essa região, ela tem uma população residente ali, população urbana em algumas áreas. Tem remanescentes de Mata Atlântica nessa região, áreas de preservação ambiental, áreas de patrimônio histórico da cidade de Campinas. Isso não tá sendo levado em consideração pela rota das bandeiras, que é a propositora dessa rodovia. Então, nós estamos protocolamos essa frente parlamentar de enfrentamento ao contorno norte. Queremos debater com a Câmara, com a sociedade de Campinas, com o município, com o governo do estado também as consequências desse projeto e esperamos que ou haja alteração desse projeto do do traçado dessa rodovia ou que haja o cancelamento dessa iniciativa pela rota das bandeiras. Entre os principais objetivos está também a proteção do patrimônio ferroviário da cidade. Patrimônio ferroviário que pode ser atingido ali, sobretudo na naquela rota da estrada de ferro que liga Campinas a Jaguariúa, né? Ali no Tanquinho, ali na região do Carlos Gomes e outras áreas históricas também importantes pra cidade de Campinas. a fazenda Tosan, por exemplo, que é um um patrimônio e pelo CONDEPAC, né, que pode ser atingido também. Então, nós queremos esse debate e no limite que a gente não faça essa obra, que não seja necessária essa obra. De acordo com o vereador, a Frente Parlamentar deve discutir e apresentar soluções em conjunto com a sociedade civil. E, por enquanto, o poder público em Campinas não tomou nenhuma atitude, né? A gente soube já que o prefeito de Paulíia teve um encontro com a secretária da infraestrutura e meio ambiente e ao que parece há uma suspensão desse processo, mas é uma suspensão temporária e nós queremos exigir que também em Campinas haja uma ação do poder público do prefeito municipal contra esse projeto. A Câmara Municipal recebeu estudantes, autoridades e representantes da rede de proteção social para uma ação de conscientização sobre prevenção ao uso de drogas. A palestra Suas escolhas deixam marcas Diga Não às drogas também abriu espaço para a apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos sobre o tema. A Câmara Municipal de Campinas recebeu a palestra Suas escolhas deixam marcas, diga não as drogas. Em uma ação de conscientização que reuniu estudantes e autoridades no plenário José Maria Matozinho. O encontro abriu espaço para reflexões sobre prevenção e os impactos do uso de drogas na juventude. Entre os participantes esteve o presidente da Câmara, vereador Luiz Rossini. Tem um tipo de violência que às vezes chega de maneira disfarçada, sorrateira, dissimulada na nossa vida. É o uso e abuso de drogas. E por que o uso de drogas pode ser uma violência? Primeiro contra você. As meninas já falaram quais os riscos de usar drogas, né? Elas já disseram as drogas, seja qual for o efeito que elas produzem, elas produzem esse efeito no nosso cérebro. A programação contou ainda com a participação de representantes da assistência social e da educação, entre elas, Marilda das Graças, coordenadora de prevenção ao uso de drogas e Clébia Alves, secretária adjunta de desenvolvimento e assistência social. E esse é um tema, como o vereador ressaltou, que precisa sobretudo de união, união dos órgãos públicos, união da sociedade civil e também de conscientização, porque a gente não vai prevenir se a gente não conscientizar do risco, do perigo, dos malefícios que as drogas trazem paraa nossa vida, né? seja para quem usa, seja para quem tá no entorno. Esse é um mal que não prejudica só quem bebe o álcool, só quem usa a droga, mas prejudica toda a sociedade, todo o mundo, né? Então esse é um tema muito relevante. Nada melhor do que abrir essa semana aqui na Câmara, na Casa do Povo, com essa representatividade que vocês trazem para cá. O intuíto desse projeto é a importância de saber fazer as escolhas certas paraa vida de vocês. Isso é muito importante. E quando a gente não tem informação, a gente não tem orientação, né, eh, baseadas em fontes seguras, a gente não tem essa capacidade de fazer a escolha correta. E a partir desse momento vocês têm essa condição de fazer a escolha correta pra vida de vocês, de usar drogas ou não, através do projeto das meninas, que ficou bem enxuto, mas muito produtivo, vocês vão ver que a melhor escolha é não usar drogas, é fazer a prevenção e multiplicar essa ideia junto aos colegas de vocês, porque assim vocês estão sendo amigos de verdade durante a atividade e estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos sobre o tema, abordando consequências sociais e pessoais do consumo de entorpecentes. O promotor da infância e da juventude em Campinas, Rodrigo Augusto de Oliveira, também participou da programação. Fiquei muito feliz, Marilda, ao receber este convite, não é? Eu tinha certeza disso e só se confirma nesta manhã do quão importante é essa junção de esforços, tanto na parte do combate, né, a ao uso de de álcool e drogas, mas que isso seja feito também no âmbito da educação, que é aqui que a coisa vai frutificar, né? Então eu fico muito feliz de chegar aqui e encontrar, né, com esses estudantes todos, os representantes da escola e e enfim essa junção de esforços, né, com a educação é fundamental. Em reunião solene, Câmara de Campinas presta homenagem a profissionais e entidades de diversos segmentos. Por iniciativa do vereador Aíon da farmácia, foram entregues cinco honrarias no plenário da Câmara Municipal. O diploma de ativismo social e popular João Zincler, a Associação de Assistência Social São João Vianei, o diploma de mérito ambiental Chico Mendes, a Ariane Aparecida Mila Trindade. Diploma de mérito do voluntariado Padre Haroldo Han. ao projeto Vida. O diploma de mérito educacional Professor Darc Ribeiro, foi entregue a Cristiane Ferreira e o diploma de mérito médico, Dr. Zeferino Vaz ao Elson Franco. É o momento de reconhecer o trabalho de pessoas que colaboraram para construir a história de Campinas. Cada um e cada um com tanta dedicação, uma dedicação que vai além do normal. Por quê? Vocês deram o seu melhor para atender ao próximo. Esta Câmara possui vários títulos de reconhecimento. Hoje aqui estamos homenageando três pessoas da comunidade e duas importantes entidades assistenciais. Vocês transformaram, transformam desafios em oportunidades. Vocês acolhem, dão abraço com o coração e prestam um trabalho de grande revelança, rebelância para comidade, cada um na sua área. Cléberia Alves, secretária adjunta de desenvolvimento e assistência social de Campinas, representou o prefeito da cidade e também prestou a sua homenagem. É com grande honra que participo desta reunião solene aqui na Câmara Municipal de Campinas, ocasião em que celebramos trajetórias que inspiram, que transformam e contribuem significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade. Parabéns. O compromisso da administração pública em reconhecer e valorizar aqueles que com dedicação e propósito fazem a diferença na vida desta população. As honrarias entregues hoje por proposição do vereador Airton, eh, Aítlton da farmácia, simbolizam não apenas o reconhecimento, vereador coletivo, mas também um agradecimento de todos nós que estamos aqui, daqueles que nos assistem e daqueles que foram atendidos por vocês e que tiveram suas vidas transformadas. Parabenizo de forma sincera todos que receberam aqui as homenagens, que este reconhecimento sirva principalmente de incentivo para que continuem sendo agentes de transformação da sociedade campineira. Parabéns. Obrigada. Proposta apresentada aqui na Câmara Municipal quer usar a tecnologia como aliada na manutenção das ruas da cidade. A ideia é aproveitar os alertas realizados pelos usuários do aplicativo Waze para identificar buracos e ajudar a agilizar os reparos. Uma indicação protocolada na Câmara Municipal de Campinas pelo vereador Paulo Hadad propõe que a prefeitura firme um convênio com o aplicativo Waz ou amplie os acordos já existentes para receber informações sobre buracos nas vias públicas. Na realidade, essa indicação, ela vem até para colaborar de uma forma, acredito, até barato pra prefeitura municipal, porque todos nós conhecemos, sabemos do aplicativo do A. O ex, você se conecta a ele coloca, né, onde você quer chegar e ele passa para você aquela via que está mais congestionada, ele passa para você talvez algum veículo que seja na pista, algum perigo, algum buraco, né? Enfim, ele é um aplicativo que pro trânsito ele extremamente importante. A ideia é utilizar os alertas enviados em tempo real pelo aplicativo para auxiliar o planejamento das equipes responsáveis pelos reparos e pelo recapeamento das ruas. Atualmente, já existe a possibilidade de motoristas indicarem situações de risco, como buracos e problemas na pista. Então, a nossa indicação eh eh solicita à prefeitura que faça um convênio. Hoje nós já temos a INDEC, tem convênio com a COAS. Hoje a Secretaria de Transporte tem, a IMA tem, né? ele se utiliza do ex para que quando eh algum algum buraco foi detectado, isso possa passar pra Secretaria de Serviços Públicos em tempo real para que a secretaria possa num curto espaço de tempo se programar para tapar esse buraco. A proposta agora é ampliar esse uso para permitir respostas mais rápidas da administração municipal aos problemas apontados pela população. Hoje nós temos nas nossas vias públicas, né, e por conta muitas vezes do sol e da chuva intensa, muitos buracos que acabam, né, eh eh vindo ou aparecendo, vamos colocar assim, num espaço de tempo muito curto. Às vezes da da noite pro dia, temos ali um buraco que tem que ser tapado, causando muito transtorno. Então, vai ser uma ferramenta que pode ser utilizada pela administração pública com ajuda da nossa população, da ajuda da nossa população que vai colaborar sobre maneira para que a gente tenha informações em tempo real. Definido o adversário do Brasil na segunda fase da Copa do Mundo. O Japão empatou com a Suécia e vai enfrentar a seleção brasileira na segunda-feira. A Holanda venceu a já eliminada Tunísia e ficou com a primeira colocação do grupo. E a primeira zebra aconteceu. A Alemanha foi derrotada por Equador, se classificou na terceira colocação do grupo. Então já anota aí na sua agenda. Segunda-feira, dia 29, às 2 horas da tarde, Brasil contra Japão. Jogo eliminatório, hein? Venceu, avança para as oitavas de final. Perdeu, está eliminado, tem que voltar para casa. Se der empate, tem prorrogação. Se ela persistir, teremos pênaltis. Então haja emoção nesta Copa do Mundo. Hoje acontecem mais seis partidas, terceira rodada. Ainda tem Noruega contra França e Senegal contra Iraque às 4 horas da tarde. Às 9 horas da noite, Cabo Verde contra a Arábia Saudita e Uruguai contra a Espanha. E a meia-noite, já é sábado, mas para quem vai se manter acordado, né? Nova Zelândia contra Bélgica e Egito diante do Ira. Bom, enquanto a maioria dos jogadores sonham em fazer gols, tem gente que escolhe justamente o caminho contrário, impedir que eles aconteçam. Em meio à paixão pelo futebol e ao clima de Copa do Mundo, um centro de treinamento especializado aposta na formação de goleiros de todas as idades. Nosso repórter André Aranha foi conhecer de perto a rotina destes atletas que encaram muitos treinos, disciplina e dedicação para defender a meta. Aqui a rotina é intensa, amigo. Num centro de treinamento voltado exclusivamente para goleiros, os atletas encaram exercícios específicos para aprimorar reflexos, posicionamento e preparo físico. Ah, o trabalho de goleiro é um trabalho meio diferente, né? Foi a posição que mais evoluiu de anos para cá. Goleiro hoje tem que treinar com o pé, tem que ser incluído no esquema tático do do time. Antigamente não, o goleiro era só defender bola, né? Então aqui a gente prepara desde a iniciação até autor rendimento com os goleiros. E é um treinamento específico para quem quer ser goleiro, paredão, a muralha. Isso é treino específico para quem quer ser goleiro e tipo assim trabalho psicológico deles, trabalho fundamento, ainda mais a parte técnica, né, do goleiro, que poucos lugares tem, né? O goleiro é o que mais treina, né? É o primeiro a chegar e geralmente é o último a sair. É, é cansativo, né? A gente é bem puxado o treino de goleiro, porque exige muito, porque até no jogo o goleiro fica bastante tempo sem ser acionado. Hoje é com o futebol moderno, né? Alguns goleiros trabalham mais em virtude de trabalhar com pet, participar mais do jogo, né? Mas é bem puxado, é um treinamento bem puxado. Pois é, dedicação é o que não falta. O objetivo de cada um deles está bem definido, evoluir dentro de campo e conquistar resultados. cada vez maiores. Consegui ganhar muitos títulos, fazer meu nome na história do futebol. Eh, e se Deus quiser, eu vou conseguir esse objetivo. Copa do Mundo rolando e a pergunta que não pode faltar: "E goleiros da seleção brasileira?" Os três é preparado bem. O Alice tá vindo uma contusão, né? Mas tá bem também. Ott, a experiência dele e o Ederson nem se fala, né? Com o pele ele vai muito bem, né? Ah, de goleiro tá bem, eles estão bem preparados na minha opinião. Acho que pode colocar o Ererson para jogar. Acho que já deu de Alison um pouquinho. Vamos colocar aos pouquinhos bancos, né? Para jogo. Qual o melhor goleiro da Copa? Na sua opinião? Na minha opinião, eu sou, eu sou brasileiro, mas eu não sou clubista. Eu, eu acho que o Deb Martinz é um dos melhores goleiros da Copa da Argentina. É o melhor que tem para mim. Sim. Para mim é um dos melhores goleiros que tem no no futebol mundial hoje. Joga muito, joga muito. Bom, eu estou aqui protegido porque neste momento tá chovendo, mas quem quer ser goleiro tá lá, ó, treinando debaixo d'água. Não tem conversa não. Claro, né, gente? Não poderia ser diferente. O assunto por aqui é Copa do Mundo. E adivinha quem é o goleiro que não sai da boca do pessoal aqui? A vozinha é trazer para nós, né? Pro Brasil, né? mandar ele jogar aqui. Sucesso. Sucesso. Eu tô vendo praticamente todos os jogos. Tá sendo bem legal, principalmente agora com bem mais jogos, com vai ter mais de 100 jogos aí. Tá tá sendo bem interessante. Tá gostando do Vozinha, pô? Pô, Vozinha já é já é figura carimbada já da Copa. Sempre que pensarem nessa Copa vão lembrar do Vozinha, certeza. E entre tantas promessas, um nome chama atenção. Joaquim mostra talento de sobra nos treinamentos. Seguro debaixo das traves, o jovem goleiro fecha o gol e demonstra a personalidade. E o mais impressionante, mesmo tão novo, já apresenta características de quem sonha alto no futebol. Quantos anos você tem, Joaquim? Eu tenho 11 anos. 11 anos? Isso. E quer ser goleiro? Isso. Como que é o treinamento aqui? puxado. Ah, o treinamento aqui é puxado, mas é muito da hora o treino aqui. Eu gosto bastante de treino aqui. O treinamento puxado, mas é muito bom. Que que tem que ter de diferente o goleiro? O goleiro tem que ter diferente, tem que ser ágil, muito ágil, tem que ter uma personalidade muito confiante também. Tem que ser muito confiante para poder jogar uns jogos de time forte, essas coisas. E você precisa ter muita força física para conseguir pular e ficar deslocando um lado pro outro. E essas são suas características? Ah, são. Eu sou, eu sou bem forte. Eu consigo pular de um lado pro outro, muito fácil. Eu consigo pular alto. É só minhas características. Isso aí, muita persistência, tem que ter força, vontade, garra, que vai dar tudo certo. Bom, e olha só, milhões de torcedores acompanham a Copa do Mundo de casa em Viracopos. O clima do torneio chegou à área de embarque. Por lá, um lo temático foi criado para que os viajantes possam assistir as partidas antes de seguir viagem. A paixão pelo futebol ganhou um cantinho especial entre as malas e os portões de embarque. No aeroporto internacional de Viracopos, os viajantes ganharam um local para acompanhar os jogos da Copa do Mundo enquanto aguardam o horário do voo. Todos os anos, em todos os eventos esportivos, a gente sempre monta essa estrutura aqui pros pros nossos passageiros, né? A o aeroporto tem uma característica muito de passageiros de conexão, então a gente tem uma grande permanência dos passageiros aqui dentro e a gente sempre monta esse espaço para que eles possam ter uma boa experiência aqui durante essas essas eh grandes eventos esportivos. Instalado na área de embarque doméstico, o espaço temático transmite todas as partidas do torneio e foi criado para levar o clima da competição aos passageiros, mesmo em meio à correria de uma viagem. Eles encontram aqui esse acolhimento, esse espaço para que possa assistir todos os jogos. A gente deixa a nossa a nossa transmissão aqui durante 24 horas, só desliga mesmo durante a madrugada quando não tem jogo. Mas eles encontram esse espaço aqui, aonde eles podem descansar, assistir os jogos e ficar por aqui assistindo e comemorando com a gente. Mais do que um telão para exibir as partidas, o Viracopa foi pensado como um ambiente de convivência e interação para os passageiros. Além da do laud, a gente também tem algumas interações com os passageiros. Estamos fazendo algumas ações com brindes, enfim, e o pessoal tem aderido bem e todo mundo tem gostado bastante. O movimento é constante e a cada novo embarque chegam histórias diferentes e muitas delas se cruzam neste espaço, como a de Alexandre Gomes, que depois de dias longe de casa, se prepara para voltar a Recife. Mas antes de embarcar ele aproveitou o tempo livre no aeroporto para acompanhar as partidas do Mundial. para nós que vão ficar até às 6 horas da tarde aqui, pra gente é muito é importante esse esse conforto, né? Até para tá acompanhando a Copa também, né? E esse telão é esse espaço, na verdade torna essa espera que você falou até à 6 horas mais agradável também? Sim, exatamente. A gente tava preocupado sa do Mato Grosso. A gente achou que a e não ia pegar o primeiro tempo, mas já chegamos aqui, já tem um telão desse bem confortável aí com com o sofá. Isso é importante. O aeroporto é ele ganha muito com isso, né? E você costuma acompanhar os jogos durante a Copa do Mundo? É uma pessoa que se organiza ali para não perder os jogos? Eu não sou tão organizado, mas eu como é da Copa do Mundo, a gente tá acompanhando, né? A gente acompanha todos os jogos, não todos, porque a profissão não permite você ficar direto ali dentro da da telinha, né? Mas quando a gente tá em casa ou quando a gente tá mesmo dentro da academia, a gente consegue acompanhar. Já para Leedson, o destino é sinônimo de reencontro. A viagem ao Maranhão tem um motivo especial, rever a família. E para ele, a espera pelo embarque ficou até mais agradável. Muito bom pra gente que tá de passagem, né, que vai ficar bastante tempo aqui no aeroporto. Então é uma ótima iniciativa. Então esse lae aqui, esse espaço dedicado, é torna essa espera mais aconchegante, mais agradável. Sim, bem mais aconchegante. A a gente vê que o pessoal estão deitado ali na pantufa, então é muito bom. E também como que tá sua expectativa para essa Copa do Mundo? Tá com esperança de que vem o exa dessa vez? A esperança é a última que morre, né? Mas vamos esperar, aguardar, ver o que que vai acontecer e torcer para ser campeão. Rumo a Portugal, a pequena Isabele Queiroz conta que está ansiosa para conhecer o novo país, mas quando o assunto é futebol, a torcida continua sendo exclusivamente para o Brasil. Eu gosto muito de Portugal, eu sempre foi meu sonho formar lá e lá é um dos lugares mais que eu tive um sonho de ir, por isso que eu tava passando as férias lá. Mas tá torcendo pro Brasil ou para Portugal nessa Copa do Mundo? Brasil, né? O Lauge vai funcionar até o dia 19 de julho, data final da Copa do Mundo. Até lá, a expectativa é receber milhares de viajantes. Eu convido a todos que estiverem a passando aqui por Viracopos que venham assistir aos jogos com a gente, principalmente do Brasil. Mas não é só de Copa do Mundo que nós vivemos esta época. Guarani e Ponte Preta vão entrar em campo no domingo. Pois é. Então vamos lá. 11 horas da manhã em Florianópolis tem Figueirense contra o Bugre. O Guarani na liderança da Série C. 21 pontos, o adversário em 12º com 15. O técnico Hélio Cisionando pode contar com o retorno do zagueiro Maurício Antônio e do volante William Farias. Por outro lado, o atacante Maranhão está suspenso e o Luca deve entrar no comando de ataque. Um provável Guarani tem Caik França no gol, Rian na lateral direita, a dupla de zaga com Maurício Antônio Dianão Costa e o Emerson Barbosa na lateral esquerda. Meio-coampo de William Farias, Carlos Eduardo, João Paulo Isaac. Na frente Guilherme Cachoeira e Luca. Claro que na segunda-feira a gente conta a história desta partida e também no domingo, mas às 4 horas da tarde, a Ponte Preta vai a Goiânia enfrentar o Atlético Goianiense. Macaca afundada na penúltima colocação, oito pontos. O adversário está na 13ª posição com 18. O técnico Márcio Zanaid perdeu Diogo Silva, deixou a equipe por conta do caos, né, no clube, salários atrasados, promessas não cumpridas e com isso as opções são os jovens, Guilherme Viana de 22 anos e o Vinícius Ferrari de 23. Situação complicada de difícil até prever uma provável Ponte Preta. Então, na segunda-feira a gente também conta a história de como foi esta partida. Bom, além de Copa do Mundo, de Campeonato Brasileiro da Série B, de Campeonato Brasileiro da Série C, aqui na cidade tem muitos eventos culturais. Então o Felipe Gomes chega a partir de agora contando tudo pra gente na Agenda Cultural. Seestou e claro que eu não poderia deixar de passar por aqui para te dar as principais dicas para curtir a cena cultural em Campinas e região. Fica aí porque tem show, teatro, cinemas, exposições e aproveitando o restinho do mês de junho tem as nossas festas juninas. É tudo agora com a agenda cultural e a gente começa com as estreias das telonas. Para quem prefere aproveitar o fim de semana nas telonas, duas estreias movimentam os cinemas de Campinas. Em Supergir, o universo dos superheróis ganha um olhar mais sombrio e intenso. A história acompanha a cara, prima do Superman, que cresceu em meio à destruição do planeta de origem e carrega marcas bem diferentes das do herói criado na Terra. Ao lado do inseparável cão cripto, ela embarca em uma jornada de vingança, ação e descobertas que coloca em cheque o próprio significado de ser uma heroína. Outra opção é o suspense segredo obscuro. No filme Samantha, uma atriz em crise com o avanço da idade e os desafios da carreira encontra uma aparente solução em um revolucionário programa de beleza comandado por uma empresária influente. Mas o que parecia ser uma oportunidade se transforma em um mistério perigoso quando clientes começam a desaparecer. Acho que as pessoas desapareceram. Estou com medo de que façam alguma coisa comigo. Você tá surtando totalmente. A sua aparência determina quem sobrevive. Não existe muito espaço no topo da cadeia alimentar. Dá um tempo, Zoi. Mas e a aparência? Segredo Obscuro. A programação musical traz opções para diferentes estilos em Campinas. No sábado às 5 da tarde, a FIFO discos recebe Gabriel Tomás, conhecido por trabalhos que transitam entre o rock alternativo e a cena independente brasileira. Salve meu povo, tudo certo? Olha só, passando para fazer um convite muito especial. Dia 27 agora vai ter o Arraiar da Gambá Cultural. Eu tô passando aqui para convidar todo mundo que a gente do Fado Gueguer vai estar junto com o trio turbilhão lá e os ingressos é de graça. Agora tu tem que entrar no simpla vá e entra lá para retirar teu ingresso. Então aí tem um monte de comida massa, comida típica e bebida típica de arraiá, vi. Então, cheiro grande, a gente espera vocês dia 27 lá no Arraiá da Gambá Cultural em Campinas. Cheiro. Para quem gosta de MPB romântica, Jorge Vercilo sobe ao palco da Multiarena no sábado às 8 da noite, reunindo sucessos que marcaram diferentes gerações. Você me deixou e agora como dominar as emoções. No mesmo horário, o Royal Palmhow recebe Alexandre Pires e mais uma apresentação que passeia pelos grandes hits da carreira e repertório que mistura samba, pagode e música popular brasileira. Olá pessoal de Campinas e região. Aqui é Eloía Dúria Cavalheiro do coletivo Efêmeras e eu gostaria de convidar vocês pro espetáculo de dança Sussurros da Terra. em cartaz nesse domingo às 17 horas e também às 19 horas no Centro Cultural Casarão aqui em Campinas. Baseado na dança contemporânea, a montagem convida reflexões sobre o tempo, a memória, a ancestralidade e a saudade. Venham, a entrada é gratuita. Já no sábado, às 8 da noite, o mesmo espaço recebe memórias da CIA Aurora de Teatro. A montagem propõe uma experiência sensível sobre afetos, tempo e lembranças que constróem trajetórias individuais e coletivas. A entrada é gratuita com contribuição voluntária e segue também a programação do Feverestival, um dos maiores festivais internacionais de teatro do interior paulista, que reúne espetáculos, ações formativas, rodas de conversa e atividades culturais em diferentes espaços de Campinas. Campinas celebra um importante capítulo da própria história com lançamento do livro fotográfico e da exposição 100 Anos do Joki Clube Campineiro. A abertura acontece no sábado das 10 da noite à meia-noite no próprio Joquei Clube Campineiro. Com entrada gratuita, o projeto convida o público a revisitar imagens, memórias e transformações de um dos espaços mais simbólicos da arquitetura e da vida cultural da cidade. Para os amantes da fotografia e da literatura visual, o sábado também reserva um lançamento especial. Às 3 da tarde, o pavão cultural em Barão Geraldo recebe o lançamento do fotolivro Água Forte, imagens do mundo flutuante do fotógrafo Thomas Lewinson. Além da apresentação da obra, o encontro terá a participação da equipe editorial e intervenção musical ao vivo, ampliando o diálogo entre imagem, som experiência artística. No teatro do Sesi Campinas a Moreiras, o grupo Clariô apresenta Boi Manscinho e a Santa Cruz do Deserto. O espetáculo será encenado no sábado às 8 da noite e domingo às 7 da noite. Inspirada na tradição do reizado cearense e na cultura popular brasileira, a montagem conecta memória, espiritualidade e resistência social em uma narrativa que atravesse diferentes tempos e territórios. E para entrar de vez no clima das festas juninas, a biblioteca integrada recebe no domingo às 4 da tarde o evento conto canjica e quentão. A proposta mistura literatura, oralidade e tradição popular em uma experiência inspirada no universo das festas do interior. Já no domingo, às 4 da tarde, o Sesc Campinas recebe o espetáculo Dia da Caça, dentro da programação do Feveriv. A apresentação acompanha duas caçadoras que atravessam uma floresta em busca de sobrevivência até encontrarem uma presença misteriosa que transforma completamente o rumo da história. A programação cultural também abre espaço para reflexão e encontros. O festival Artes pela Paz encerra suas atividades neste fim de semana com apresentações gratuitas no Centro de Convivência Cultural de Campinas. Nesta sexta-feira, às 8 da noite, a sala Luís Otávio Bnier recebe uma amostra audiovisual com documentário, vídeoarte e produções coletivas. Já no sábado, às 10 da manhã, o Teatro de Arena recebe a atividade correnteza da Paz e Dança Circular, encerrando dois meses de programação voltada ao diálogo, convivência e construção de cultura de paz. Campinas recebe neste domingo, dia 28, a 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT mais, um dos eventos mais tradicionais do calendário da diversidade da cidade. A programação integra as ações no mês da diversidade deve reunir milhares de pessoas em um dia marcado por manifestações culturais, celebração e ocupação do espaço público. A concentração começa às 10 da manhã na Praça Guilherme de Almeida, na região central. O desfile pelas ruas do centro está previsto para acontecer entre 2 da tarde e 5:30 da tarde, reunindo música, apresentações e participação de coletivos e movimentos sociais. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Dia 27 às 14 horas, vou te contar uma linda história. Dia 27, nós do Inspira Sonhos vamos te esperar para uma sessão especial de contação de histórias. que acontece todo último sábado do mês. Nesse sábado, dia 27 às 14 horas, vamos contar essa história aqui, ó. Meu dia de sorte, que conta a história de uma raposa muito esperta que encontra um porquinho. Mas será que é o dia de sorte dela mesmo? Vamos descobrir juntos no sábado agora às 14 horas lá no Campinas Shopping na livraria Leitura. Dia 27 às 14 horas. Vou te contar uma linda história. E para quem quer entrar de vez no clima junino, não faltam opções em Campinas. Em Barão Geraldo, o 12º Arraiá Caixeirosas Junina acontece no domingo a partir das 2 da tarde na Praça Durval Pátaro, com entrada gratuita e programação para toda a família. Na Praça Araltos da Paz, a festa junina acontece no sábado das 4 da tarde às 10 da noite, no domingo do meio-dia às 10 da noite, reunindo música, gastronomia e atrações típicas. A tradicional festa junina da paróquia São José segue até o dia 28 de junho, aos sábados e domingos, sempre a partir das 6 da noite na Vila Industrial. Também continuam Arraiada Imaculada no bairro São Bernardo. E para quem ainda quer aproveitar o fim da temporada junina, o Arena Caipirão segue com programação gratuita no Unimarch Shopping Campinas. Até o dia 29 de junho, o espaço reúne atrações para todas as idades entre o estacionamento externo e áreas internas do shopping. No sábado, das 6 às 10 da noite, a programação tem quadrilha animada e noite sertaneja. No domingo, também das 6 às 10 da noite, o público poderá participar de mais uma edição da quadrilha e acompanhar atrações musicais. Outra opção é o arraiado Prado no estacionamento do Shopping Prado Boulevard com comidas típicas e atrações juninas. Na Estação Cultura acontece o São João Mais Festival do Morango, de sexta a domingo reunindo gastronomia típica, apresentações musicais, espaço para crianças e ambiente pet friendly. E para você curtir todas essas atividades da agenda cultural, a Copa do Mundo, Série B, Série C, passear ao ar livre, nada melhor. melhor do que tempo estável sem chuva. Então a notícia é boa, viu? Porque tanto no sábado quanto no domingo, o sol aparece durante todo o dia. No sábado entre muitas nuvens, mas não tem previsão de chuva. Vamos às temperaturas então para este fim de semana, porque tem uma alta em relação à semana. Olha só, amanhã no sabadão, mínima de 16, bem diferente, né, dos 12, 13º que tivemos aí ao longo da semana e máxima de 27. E no domingo, uma condição muito parecida, mínima de 15 e máxima também de 27º aqui na cidade de Campinas. O jornal Câmara Notícia fica por aqui. Muito obrigado pela sua companhia, pela sua audiência. Continue na nossa programação. Ótimo fim de semana e nos vemos na segunda-feira ao meio-dia. Até lá. Ciao. Ciao. เฮ