Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] Boa Tarde Gabriel boa tarde todo mundo que tá acompanhando a programação da TV Câmara Campinas estou direto hoje aqui da Unicamp para trazer uma informação muito importante muito interessante para quem tá aí saindo do nono ano para se preparar para o pré-vestibulinho uma longa Teresa Santos Quem tá aí interessado numa escola técnica num curso técnico a Gislaine Elias coordenadora de projetos de extensão vai explicar para a gente todos os detalhes contar é um pouco desse projeto e sobre todas as informações datas horários Gislaine Obrigada pelo seu tempo viu Boa tarde Eu que agradeço a oportunidade de estar falando do cursinho malunga né na TV Câmara quem não conhece já Conta aí um pouquinho do que que se trata é o cursinho Popular preparatório para o pré-vestibulinho malunga Teresa Santos se você tiver essa então essa iniciativa na verdade já é da Unicamp ela tem já um bom tempo ela tem 14 anos né é financiada pela pró-reitoria de extensão e cultura né cujo nosso pró-reitor Fernando Coelho nos apoia né E temos atualmente hoje uma média de 30 bolsistas né apoiados por esse financiamento a proposta do cursinho é poder atender grupos vulneráveis ou seja aquelas famílias que não tem condições de pagar um cursinho particular né E nós atendemos esse público então nós gostaríamos de fazer essa divulgação para que vocês venham participar do cursinho ele fica aqui em Barão Geraldo né na Francisco a Ledo número 158 e nós estamos também disponíveis através dos telefone 3 5 21 4753 e 3521-2936 você tava me contando que essa iniciativa foi dos próprios bolsistas para fornecer essas aulas para os estudantes se prepararem né isso Exatamente é uma proposta que os próprios é bolsistas que são alunos né da Unicamp né que já passaram inclusive muitos deles já passaram no próprio cursinho anteriormente e agora estão voltando como professores para poder ensinar esse esse jovens que tem essa essa vontade de prestar cursinhos técnicos que tem muitos aqui em Campinas e região Então temos o cotuca cotil Etec Instituto Federal semestre Temos vários né mas só que nós sabemos que eles são extremamente ocorridos né então por isso a proposta do cursinho é dar esse apoio a esses alunos orientá-los prepará-los para que eles também possa ter acesso a essa a toda essa dinâmica que acontece nos cursinhos [Música] pré-vestibulares que iniciativa bacana e assim quem pode concorrer quem pode fazer Parte dessas aulas ao longo da escola pública aluno da escola particular a partir de que idade como que pode aí esse estudante fazer parte dessa iniciativa também então nós atendemos os alunos do 9º ano né de todas as escolas estaduais e municipais porque nós entendemos que há uma lacuna na questão da educação para essas crianças para esse público né Nós pensamos já em algum momento atender também que provém de escolas particulares mas nós percebemos que a lacuna de fato ela acontece nas escolas estaduais e municipais então nós damos prioridade para atender esse público e para fazer essa inscrição é presencial é online como é que pode o estudante consegue fazer essa inscrição ele pode fazer pelo pelo site é www.alunga.proec.u unicamp.br né todas as inscrições São online então se tiver alguma dúvida pode entrar em contato conosco nos telefones que eu passei no final eu vou repetir né e qualquer dificuldade nós estamos à disposição para ajudar e vai até que dia essa inscrição nós vamos nós vamos manter até o dia 22 né dependendo nós vamos estender um pouquinho mais o prazo a gente fica de olho no prazo aí para não perder e como funciona as aulas são pela manhã são pela tarde é como é o cronograma o dia a dia das atividades então para os alunos que estudam no nono ano no período da manhã nós temos o cursinho no período da tarde que funciona das 14 horas às 17:15 para aqueles que estudam à tarde nós temos o contraturno no período da manhã que funciona das 8 horas às 11:15 né para que eles tenham tempo de sair se alimentar e poder né aí vir ir para escola depois e os que vem da escola para ter aula à tarde nós temos um espaço eles podem comer aqui né trazer alguma coisa comer e a gente tá sempre aqui apoiando né ajudando né as famílias caso necessite desse desse apoio Inicial é um trabalho amplo né Não só ali na sala de aula vocês dão todo todas as ferramentas para que seja uma experiência boa ao longo do dia todo né exatamente vamos acolhemos porque nós sabemos também que as crianças Às vezes vem de bairros mais longe né Tem um pouco mais dificuldade para chegar chega em cima da hora da aula mas assim os professores aguardam um pouquinho esperam eles se alimentar né então eles fazem né almoçam E aí logo por volta das duas ideias começam as aulas né e em média são quantos quantas vagas quantas pessoas vocês atendem nós atendemos nós abrimos sem vagas São 50 para o período da manhã e 50 para o período da tarde sendo 50 de vida em duas turmas de 25 para que as salas Não fiquem muito lotadas né para que eles possam realmente aproveitar né e geralmente é as aulas que nós que são ministradas no cursinho São português matemática química física biologia e redação né todas as matérias ali é feito uma revisão de todas as matérias geralmente do oitavo e nono ano né um reforço para que eles possam concorrer as provas no final do ano e quando faz a inscrição o aluno já escolhe ali o seu horário pode trocar depois então nós pedimos para que eles fiquem atentos por essa com essa questão do horário quer dizer quem estuda de manhã a tentar sim matricular no período da tarde porque geralmente às vezes assim eles trocam na hora de fazer a inscrição depois muitas vezes a gente não consegue fazer substituição nos turnos né mas a gente vai dando Vai ajeitando né para poder atender a todos mas realmente é só isso uma coisa que a gente pede porque a busca geralmente é muito grande então é para que eles tenham acesso a Essa vaga prestar atenção na hora no momento do preenchimento do formulário né Estar atento ao contraturno né quem estuda de manhã preenche que quer as aulas à tarde e quem estuda à tarde preenche que quer as aulas oferecimento das aulas no período da manhã se não prestar atenção pode ter essa confusão mesmo né E sobre os requisitos você falou que tem que ser alunos do 9º ano né Tem alguma outro requisito sobre notas algo nesse sentido não na verdade nós até buscamos o histórico escolar do aluno né para na verdade para um acompanhamento né e também por uma questão assim para ver se esse aluno ele já é proveniente de escolas do estado né do municípios né porque é justamente isso nós queremos dar prioridade para esse público então isso também na hora de fechar as vagas também para a gente é um diferencial Tá mas não não nos fechamos não a questão da nota não é um impeditivo Vamos colocar assim tá porque na verdade a função do cursinho é justamente Essa é justamente ajudar esses alunos que tem essa dificuldade que tem essa lacuna no aprendizado então ele ajuda reforçar onde o aluno tem um pouco mais de dificuldade e esse ano vai ser a retomada pós pandemia das aulas totalmente presenciais Como é que tá a expectativa a busca e porque desde o dia 13 né que já abriu as inscrições como é que tá aí até o momento Então até o momento nós estamos com um número Até que esse ano pequeno e de participantes mas nós esperamos que você não tenham bastante porque nós queremos ver que o espaço cheio como sempre foi é muito bom estar voltando para o presencial Espero que as turmas fiquem lotadas é Gislaine Elias coordenadora de projetos de extensão pode passar os números de novo se quiser o site para a galera ficar bem atenta Vamos sim olha os telefones Caso vocês tenham dúvida é 3521 4753 e 3 5 21 29 36 o nosso site é www.alunga.proec.unicamp ponto br muito obrigada Eu que agradeço a TV Câmara agradece o tempo e a gente espera que o recado chegue do outro lado e todo mundo vem fazer sua inscrição Ah vamos chegar assim pessoal vem fazer a inscrição numa aluna vocês vão adorar foi aqui o recado da Gislaine sobre o preparatório o pré-vestibulinho malunga Teresa Santos Eu sou filha de Instituto Federal também e é uma experiência uma experiência muito incrível Aproveita e essa oportunidade que com certeza vai mudar Aí a trajetória de quem tá do outro lado Gabriel volto com você aí no estúdio [Música]