Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
os vereadores Cecílio Santos e Paulo Buffalo protocolaram projeto de lei que cria o plano Municipal de combate à enchentes e inundações em Campinas a proposta prevê uma série de ações que devem ser tomadas pela prefeitura para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos a ideia do plano surgiu em decorrência das discussões na comissão de combate às enchentes foi a partir dos estudos apontamentos feitos no relatório da comissão que a gente percebeu que é necessário dar um passo a mais visto que o relatório foi encaminhado mas ele não tem a obrigatoriedade do prefeito do município institui esse plano e a gente entendeu que os apontamentos feitos cerca de 55 apontamentos foram feitos no relatório eram são muito importantes que sejam adotados pelo Município por isso a importância de ter um projeto de lei ter uma lei do município que implante de fato um plano não só para fazer ações corrigindo é o que a gente já tem e isso traz o projeto de lei Mas também pensando no futuro Cecílio Santos esclareceu que a legislação do município não é satisfatória praticamente não existe especificamente é uma colcha de retalhos entende a lei de US ocupação do solo traz algumas considerações também tem a lei estadual que prevê a captação da água de chuva o que a gente entende que o plano condense tudo isso durante as reuniões da comissão que os vereadores fizeram parte várias propostas foram levantadas por especialistas ambientalistas e gestores públicos aqui a região da Avenida Orozimbo Maia na altura do Córrego Serafim que sempre sofre com as chuvas intensas era pauta constante nos encontros eles ressaltaram que o foco do plano não pode ser apenas em obras de grande porte acho que o grande valor dele é demonstrar que essas ações na cidade elas não podem ser pensadas só do ponto de vista de obras de grandes obras de infraestrutura precisa envolver várias áreas é a questão da educação ambiental da destinação de resíduos sólidos é de pequenas intervenções né E até estímulo do município para que as pessoas revejam essa questão da impermeabilização do solo Então nós vamos precisar mobilizar a sociedade para poder enfrentar essas questões dos eventos climáticos aí né que estão cada vez mais frequentes assim cada vez mais intensos que poderão ser utilizados quando ocorrerem enchentes e inundações segundo o projeto a prefeitura terá 180 dias para criar o plano que deverá ser revisto regularmente a cada cinco anos essa questão dos eventos climáticos extremos em particular esse essa questão da chuvaradas aqui muito intensas na cidade índices que superou a média histórica né Nós precisamos repensar o conjunto das questões essas árvores elas algumas sadias constatadas que estavam sadias até pouco tempo atrás não apresentavam risco agora passam a apresentar a questão das nossas Galerias que o próprio Vereador Cecílio citou ele poderia ela davam conta hoje já não dão mais então nós precisamos repensar isso na questão da arborização é preciso pensar na no de manejo na análise científica da Saúde de cada uma dessas árvores da preocupação da substituição dessa arborização Urbana de restrição Se necessário em algumas áreas onde nós precisamos preservar mas que possa representar risco então nós precisamos repensar tudo isso e aí a câmara municipal eu acho que através inclusive da análise do nosso projeto ela pode se inserir com muito mais qualidade nesse debate