Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
no dia 21 de Março aconteceu a terceira reunião ordinária da comissão de políticas de prevenção às drogas presidida pelo Vereador Nelson ossire diante todo esse trabalho que eu iniciei em 2005 na área de políticas de prevenção de drogas com movimentos em drogas participando dos carnavais com bloco que era voltado para aquelas pessoas que não podiam beber até criar esse espaço um pouco mais de proteção para as famílias que querem levar seus filhos mas não querem ter contato com nenhum tipo de usuário de droga que a gente sabe que é uma festa que tem muito e também as palestras de prevenção e o padre Haroldo sempre disse a pior droga que existe é aquela que você usa né então quando uma mãe chegava comemorando e ao mesmo tempo no desespero porque o filho dela não usava craque mas estava perdido no álcool Aí eu falava Essa é a pior droga para o seu filho então é droga também a senhora não pode ficar colocando na balança colocando qualquer tipo de peso diferente droga droga e ponto a comissão tratou a respeito da legislação sobre dependência química e internação compulsória que contou com a presença dos convidados Marcos cara presidente do sindicato das Clínicas de recuperação de Campinas o vereador Betinho da cidade de Limeira e o parlamentar Moisés Marques do município de Rio Claro é um tema muito polêmico muito difícil de ser tratado mas através desses dois convidados dos três na verdade do Betinho do Moisés e do Marco que é presidente do sindicato das Clínicas e comunidades terapêuticas além do Moisés que vereador de Rio Claro com grande experiência o Betinho também com trabalho louvável na cidade de Limeira eu vejo que a união dessas forças deste serviços nós vamos poder atender com muito mais presteza com muito mais responsabilidade esse desafio que são as pessoas em situação de Rua Campinas é uma cidade maravilhosa porque ela tem profissionais competências profissionais especializados nessa área da dependência química e que podem colaborar para esse projeto novo que seria o centro de acolhimento das pessoas em vulnerabilidade seria um espaço apropriado com todos os serviços onde iríamos centralizar ali todos os atendimentos então isso iria potencializar né A Fidelidade Ao tratamento a recuperação porque nós sabemos que 80% dos moradores de rua são dependentes químicos Então esse 80% dos moradores de rua que são dependendo das drogas eles seriam acolhidos e com muito mais chance de recuperação muito mais chance de voltar a ter uma vida com a família de recuperar os laços familiares muitos deles estão com os vínculos já rompido fragilizados então nós iríamos ter um serviço muito mais eficiente e com grandes chances né de Resultado positivo de recuperação então eu vejo com bons olhos essa comissão de política de prevenção as drogas e grande chance de recuperar muito mais vidas e a gente está automaticamente crescendo isso nos municípios né para que possa Ganhar Mais forças porque falta políticas públicas né são moradores de situação de rua como a gente relatou aqui o Betinho tem um trabalho excelente Limeira Eu trabalho muito também nessa questão em Rio Claro como Nelson aqui também o Marcos também que você vai entrevistar então isso a gente ganha força né em salvar vidas né a internação involuntária ela é prova disso né ela automaticamente veio com força né 2019 tem a lei depois a gente conseguiu para que ela fosse constitucional no município de Rio Claro eu fico muito grato por essa lei fora que ela foi aprovada no nosso município né e olharam é esse né Para que essas pessoas que estão extrema vulnerabilidade moradores situação de rua que já não responde por si próprio a lei da internação e voluntária ela vem para salvar e é preciso haver uma política pública de encaminhamento desses dependentes químicos eles serem efetivamente tratados porque atualmente a gente vê um crescimento enorme de dependentes químicos aí pelas ruas e a gente vê patinando a política ainda no enfrentamento desse problema né então acho que o grande o grande referencial a grande valorização do trabalho desses três vereadores É exatamente esse trazer o problema para cima da mesa para ele ser resolvido