Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
milhares de foliões participaram do bloco nem sangue nem areia que este ano teve o enredo samba agoniza mas não morre e é um dos mais tradicionais de Campinas movimentou todo o bairro da Vila Industrial e o carnaval deste ano só foi possível por conta das emendas em positivas em que os parlamentares destinaram verbas a cultura como relatou a Secretária Municipal de turismo e cultura Alexandra Caprioli é muito importante também a gente dizer que a gente só conseguiu dar essa estrutura é por conta das emendas parlamentares e da sensibilidade que os vereadores tiveram pela importância do carnaval porque a gente pode apoiar os blocos muito mais do que anteriormente a gente sempre faz um edital tenta entender mas graças ao apoio os recursos a gente conseguiu fazer uma festa é relevante com 65 blocos pela cidade desde pré-carnaval até até a semana que vem que a gente vai ter muita coisa e claro que os parlamentares estiveram presentes na maior festa típica brasileira os vereadores Gustavo peta Paola Miguel e Paulo Búfalo passaram pelo microfone da TV Câmara Campinas que realizou a cobertura ao vivo e os falaram sobre as emendas impositivas e a importância do evento acontecer este resgate da cultura sem sombra de dúvidas a cultura na nossa cidade ela precisa dessa energia desse fomento desses recursos em particular o carnaval então nós tomamos o cuidado esse ano a frente da comissão de Cultura de potencializar o Conselho Municipal de política cultural e quando chegou a efetivamente no momento da decisão do orçamento nós apresentamos praticamente uma Emenda que é metade do orçamento destinado ao carnaval aqui da cidade de Campinas qual é a principal festa popular do Brasil né Tem uma importância nós todo mundo se diverte se alegra Mas tem uma importância também natural né e depois de dois anos de pandemia dois anos sem a possibilidade das pessoas brincarem se divertirem é muito importante os blocos voltarem a desfilar na cidade todo mundo Alegre aqui ó o ambiente seguro um ambiente também familiar Mas também de muita Juventude e esse bloco em especial nem sangue nem é um dos blocos mais tradicionais da cidade então tanto eu como vereador Paulo Búfalo um vereador Rossini nós nos juntamos Para apoiar o carnaval a volta do carnaval em Campinas através dessas emendas parlamentares que possibilitam né os blocos saírem e serem Democráticos tem todo mundo que tá aqui ninguém tá precisando pagar nada que o mais interessante é uma festa popular uma festa de rua que resgata a nossa cultura que resgata muito nosso contexto histórico né E também é muito acessível para as pessoas a gente consegue encontrar diversas classes sociais nos blocos e também além disso a gente fazer algumas críticas políticas também de uma forma mais leve mais animada com as marchinhas é uma festa de rua que eu tô muito feliz para retomada e essa retomada passa pelo trabalho dos organizadores do bloco o diretor Paulo Reda falou sobre a emoção Depois de dois anos sem carnaval e a volta é sempre parece que a primeira vez parece que a gente está revivendo a primeira vez que a experiência Fica dois anos sem fazer né Então é dá uma um friozinho na barriga mas olha aqui o sol apareceu uma festa maravilhosa Campinas merece tem sangue nem areia aqui na Avenida Industrial esse bairro emblemático da cidade e conta a história de Campinas o bairro Operário e nós vamos estamos aqui para divertir o que eu sempre digo é o seguinte o bloco de carnaval é uma diversão a gente tem a ideia do Samba da resistência da cultura mas tem que ser diversão também então espero que a gente consiga com preço a tarefa hoje aqui de divertir todo mundo e com certeza os foliões Se divertiram conforme a gente vai aproveitando a gente vai observando e vai fazendo deste momento também um momento de reflexão como você disse de responsabilidade vamos brincar assim vamos participar e principalmente respeitando o nosso próximo respeitando quem tá participando com a gente e vamos aí é uma festa para todos [Música] a minha vida era em sangue