Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Já pensou durante sua caminhada encontrar uma casinha de madeira repleta de livros Você teria coragem de pegar um esse espaço existe e se chama biblioteca ubari e fica pertinho do portão 6 do Parque Taquaral a ideia nasceu do sonho da psicóloga Tâmara espiosa que queria ajudar mais pessoas a terem acesso a leitura Então qual que é a nossa proposta a casinha ela tem disponível vários livros de várias temáticas e você pode vir pegar um livro e você pode levar para você e ficar com ele para sempre ou Você pode ler e devolver e se você também tiver livros para doação você pode trazer e colocar na nossa caixinha e o legal disso é porque a gente tem constantemente pessoas trocando às vezes chegando uma segunda-feira eu chego aqui a casinha tá sem nenhum livro e eu penso Poxa vida eu tenho que reabastecer a casinha quando eu desço para reabastecer ela já tá lotada de novo então eu vejo por exemplo muitos jovens passando por aqui para pegar livros já vi alguns avós vindo com netos pegar livros Às vezes o pessoal para com o carro só para deixar os livros e vai embora então é uma casinha de troca de livros ela conta que pediu para um marceneiro realizar o projeto da casinha e deixar como imaginou sua ideia foi inspirada em projeto e similares que ela viu nos Estados Unidos essa ideia ela foi minha porque eu sou psicóloga né e no período da pandemia eu percebi que muitas pessoas que não podiam mais sair de casa ela se apegaram muito a literatura isso era legal porque fazia com que elas tivessem a possibilidade de ir para lugares onde elas não podiam ir né Eu trabalho muito com adole clientes né e trabalho com alguns adultos leitores também né então eles tinham essa questão de como não podiam conviver com outras pessoas socialmente nem podiam ir para outros lugares então eles se apegaram muita clubes de livros A clubes de trocas de livros essas coisas por correio quando eu vi essa questão eu pensei Nossa mas seria legal se tivesse um ponto fixo né um ponto onde você pudesse ver escolher realmente qual que seria o livro que você levaria e daí eu me lembrei que nos Estados Unidos eles têm muito essas casinhas de troca de livros em vários pontos desde agosto do ano passado o local para troca está disponível mas apenas esse ano que mais pessoas passaram a conhecer e a intensidade de livros entrando e saindo aumentou em média 50 livros são trocados por semana e com todo tipo de conteúdo de publicações de romance até livros técnicos para Tâmara a leitura pode ser um processo cu agora eu vou um dos processos que são mais curadores para nossa vida emocional e também para nossa vida física é a criatividade né e é uma coisa que a gente não tem mais muito né porque a tecnologia ela acaba ocupando muito espaço né Desse nosso universo criativo a gente não tem mais tempo Ocioso para pensar para criar para surgir novas coisas então as pessoas elas são beneficiadas a partir do momento que elas pegam o livro porque elas vão pegar um livro que já é do interesse delas e quando elas levam esse livro que é do interesse delas elas conseguem dedicar um tempo não só para a tecnologia mas também para essa vida criativa que pode fazer com que ela se reconecte né com a vida psíquica com a vida emocional e também que tenha mais conteúdos né porque é muito legal assim quando você ler um livro que ninguém leu você pode contar para pessoa a pessoa se interessa E assim a gente vai fazendo uma corrente de leitores segundo o Retratos da leitura de 2015 para 2019 o Brasil sofreu uma queda no número de de 104,7 milhões para 100,1 iniciativas como essa vem para tentar mudar esse cenário a casinha ela fica disponível 24 horas por dia todos os dias da semana ela fica no mar externa né ela não tem cadeados ela tem uma portinha Só mesmo para proteger os livros né então qualquer pessoa que tenha livros para doar em diferente de qual seja a faixa etária ou de qual seja temática pode ser gibis também pode ser manuais pode ser livros de literatura a casinha ela fica disponível para doação de livros né E para pegar a mesma coisa né A gente só pede para que as pessoas não venham e peguem todos os livros de uma vez para que a gente possa beneficiar mais pessoas né mas se você gosta demais de um livro também não tem nenhuma proibição de você levar um dois três livros para casa quando você leva esse livro pode ser seu efetivamente Ou se você quiser você também terminando de ler pode devolver para beneficiar uma outra pessoa [Música]