Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
Campinas disparou nos registros de casos de pessoas com sintomas de leptospirose a doença tem evolução rápida se não tratada com 50% de risco de morte para os casos graves isso em decorrência em sua grande parte das fortes chuvas né porque elaptospirose ela é uma doença transmitida aí é por uma ela é causada por uma bactéria que é transmitida é geralmente pela urina do rato né e com as chuvas né que entram nas galerias de esgoto e tudo traz a urina do rato né para mais perto da população é expondo aí as pessoas ao risco de pegarem a doença dados da vigilância em saúde de Campinas registraram alta de 332% de casos de leptospirose na cidade os moradores que relataram sintomas após exposição em áreas de contaminação já iniciaram um tratamento entre janeiro e fevereiro então o que que é importante Se as pessoas tiveram contato com urina de rato tem roedores sua casa ou tiveram contato direto com enchentes alagamentos e inundações né então é tanto a lama quanto a água elas podem aí esses sintomas podem ser da leptospirose a gente pede que essas pessoas procurem o atendimento à saúde relate essa exposição né Para que saia com tratamento devido a doença pode afetar o funcionamento dos rins fígado coração e pulmões sendo necessário uma internação hospitalar os sintomas mais comuns são febre dor no corpo dor de cabeça náusea e vômitos o mais importante da leptospirose é a gente suspeitar e tratar o quanto antes né o tratamento ele tá disponível na rede pública é e a gente tem feito essas análises para alertar a população é em caso de Enchente como a gente teve muitos aqui em janeiro né até Fevereiro deste ano a gente tem disponível aí a o hipoclorito que a gente cede pros municípios é de regiões onde houve alagamento pega um folder com informações de como proceder né porque tem que evitar o contato então com a água e lama é dessa enchente né o ideal é que as pessoas utilizam botas luvas né para manipular aí essa área onde teve contato com essas com a água de enchente na água e lama se não tiver bota luva pode usar saco plástico e assim prevenir a doença né alimentos remédios que entraram em contato também com a água devem ser descartados não podem ser reutilizados e a gente tem agido nessas regiões aonde tem havido mais a maior incidência desse dessa desse evento natural né temos feitos também ações de prevenção então nesses locais onde a gente até em casos históricos né ou devido à presença de roedores é em excesso ou alagamento a gente tem transitado por esses locais e informada a população quanto aos riscos da doença