Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
na tarde da terça-feira dia 14 foi realizada a segunda reunião ordinária da comissão permanente de política social e saúde o vereador Paulo Haddad foi responsável por comandar o debate que tratou sobre assuntos pertinentes à maternidade de Campinas para abrir o tema Laís ambon secretário municipal de saúde comentou sobre a situação do hospital Campinas antes da crise ela tinha 35 leitos e todos os indicadores do município eles variavam entre dois a quatro leitos a cada mil nascidos o que perfaz um total para a cidade mais ou menos em torno de 16 a 28 leitos Campinas tem 35 ou seja Campinas está muito acima dos indicadores feito pelo Ministério pelo Ministério era para ele ter 7.500 nascidos que existem na cidade em torno aí de seus 18 leitos e a sociedade de pediatria para ter em torno de 28 leis são as tínhamos 35 também presentes a mesa os vereadores Cecílio Santos e Professor Alberto fizeram suas contribuições para a discussão nessa questão de Pediatria Natal enfim sempre o município vem sofrendo crises também e não é de hoje então chega Aquela fase da sazonalidade sempre tem a crise eu entendo que não dá para você manter uma UTI sendo que ela não tem perspectiva de uso mas a mais do que o que é natural ali para reserva né agora é preciso Campinas também se preparar meu modo de entender para exercer a função de Metrópole não é e o secretário vou chegar nessa coisa do Estado mas Campinas recebe uma demanda também de fora e precisa estar preparado para isso eu quero sugestionar para nossa comissão essa comissão que nós pudéssemos abrir um diálogo direto com a Secretaria da Saúde de São Paulo nós temos muito vereadores têm boas bons re boas relações com Deputados Federais e avançar e até tentar e mesmo ao governo federal fazer a nossa pressão política né Eu gostaria que a comissão tivesse esse protagonismo não precisa criar uma outra comissão a gente já pensa numa frente não vamos nós mesmo da comissão mais os vereadores que que tem esse contato tem tem um bom diálogo com deputados que a gente pudesse também fazer essa pressão política né direto da plateia o vereador Paulo Bufalo levantou o questionamento assim como público que Deise hadish secretária adjunta de saúde e Érica Guimarães diretora do departamento de gestão e desenvolvimento organizacional auxiliaram o secretário para esclarecer as dúvidas o presidente da Comissão Paulo Haddad fez um resumo do que foi discutido ressaltando que desde fevereiro a maternidade vem passando por uma crise por conta do fechamento de alguns leitos as crianças que nasceram prematuramente ou atendimento neonatologia que algo muito específico dentro da Medicina porque são crianças é muito pequenas né muitas vezes com 600 700 gramas que merece um cuidado todo especial então num primeiro momento é houve um fechamento de leitos foi feito todo o entendimento para que esses leitos pudessem ser reabertos nós tivemos mais 10 leitos reabertos aos leitos que porventura fossem demandados outras outras entidades conveniadas fizeram Esse atendimento Como por exemplo o hospital da PUC enfim não houve desistência mas teve que haver todo uma mobilização uma movimentação para que a gente pudesse ter esses leitos da forma correta com que devo atender essas mães né que tem gestação de risco de alto risco e as crianças que nascem prematuramente