Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
a segunda reunião da comissão de educação Esporte foi comandada pela vereadora Guida Calixto que promoveu o debate sobre a educação infantil a educação infantil no município Ela tem os profissionais que atuam nela para poder apoiar essa criança as pessoas precisam entender que a educação infantil não é um depósito de criança a educação infantil não é lugar das crianças brincar do ponto de vista pejorativo porque a criança na Educação Infantil ela aprende brincando o brincar é um ato pedagógico que tem que ser valorizado que tem que ser respeitado tem que ser garantido criança tem que brincar ela aprende a partir da brincadeira porque ela interage ela discute relações ela aprende o espaço da Educação Infantil o espaço muito rico é uma etapa de uma educação especializada a gente ainda enfrenta no contexto social né no campo da consciência social a gente enfrenta as pessoas tendo preconceito muito grande com infantil muita gente inclusive você vê nenhum momento aqui foi falado nas falas aqui porque tinham majoritariamente profissionais da educação nenhum momento foi falado que aquele lugar é lugar para criança estar Quando a mãe trabalha é óbvio que a gente tem que defender também isso porque as mulheres trabalhadoras da nossa sociedade elas precisam ter o local seguro para as nossas crianças mas esse lugar é um lugar de educação e enquanto o espaço de educação ela tem que ser respeitado como uma educação especializada a educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica e a gente faz de tudo para garantir esse espaço com a melhor qualidade possível para debater o tema a comissão recebeu especialistas da área que falaram sobre a importância de valorizar este tipo de ensino e de que é direito das Crianças além de lembrarem da necessidade de valorização dos profissionais da área ou tem uma luta histórica né das agentes que são monitoras antigas monitoras que são agentes de educação infantil que é pela carreira não dá para a gente ter dois cargos dentro de uma sala de aula a gente tem que ter um cargo só porque é isso que a gente debater hoje é o espaço da docência essa valorização Vem Nesse sentido porque olha o monitor a gente de educação infantil que é o cargo que tá ali sendo tendo uma consideração de desvalorização por parte do poder público porque tem um professor a pessoa né que é revestida do cargo de professor e com todos os seus direitos garantias e deveres e tem o monitor só que eles cumprem a mesma função o monitor um professor e o monitora ou a gente de educação infantil eles cumpre a mesma função eles têm que planejar eles têm que avaliar conjuntamente eles têm que discutir participar da construção do projeto político pedagógico da escola não tem separação tem separação Em algum momento na organização ali dos trabalhos por conta da jornada luta de interesse geral tanto que a população fez questão de participar gostaria muito que a secretaria que a prefeitura que o poder público apresentasse uma saída eu saí da necessária a contento uma saída de fato que represente a nossa luta mas que vai é por tudo que foi debatido aqui vai garantir uma educação de qualidade vai valorizar muito as nossas crianças a gente espera que a gente possa ter essa parceria junto com o poder público e quem sabe é meu sonho né gente mas que daqui dois anos no final dessa gestão desse biênio a gente pode terminar essa Essa gestão dizendo que a gente avançou nessa discussão eu peço permissão para ler um breve relato de um educador homem né em que se espanta ao entrar no espaço da Educação Infantil e um educador homem iniciante que vai aprender a docência com as profissionais que estão ali já há bastante tempo criança de 4 anos vai dizer o seguinte para o professor e aí é professor e professora como somos todas professoras sabe Professor sabia que você faz Caras e Bocas durante o dia aí o professor fica perplexo com aquela questão E aí o professor então perguntar é e como você reparou nisso E aí a criança diz ué olhando para você consigo perceber consigo perceber quando você fica bravo quando você não gosta de alguma coisa quando você gosta de alguma coisa hoje você fez uma careta que fez eu rir demais e fecho para eles então as crianças a todo momento estão reparando nesse cotidiano da Educação Infantil mas profissionais que estão ali então valorizar essas profissionais é urgente