Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
foi realizada a primeira reunião da comissão de proteção e defesa dos direitos dos animais de 2023 presidida pelo vereador permínio Monteiro com a presença do vereador Jorge Schneider e dois veterinários que lutam pela causa animal gostaria de declarar aberta a primeira reunião ordinária da comissão de proteção e defesa dos direitos dos animais do ano de 2023 onde Hoje iremos falar sobre o Abril laranja Vamos abrir laranja que é um projeto meu de minha autoria onde foi sancionado pelo prefeito Dário Saad no mês de março de 2022 e hoje temos aqui o vereador que faz parte dessa comissão um vereador renomado experiente aqui dessa casa Legislativa e que também é um defensor da causa animal onde ele é o autor do estatuto dos animais Estávamos falando agora pouco sobre esse assunto e onde foi elaborado com várias entidades neste momento sim e hoje é uma referência no nosso município e é exemplo para o país inteiro tem Estatuto dos animais e para nós é muito importante é uma causa que nós temos que realmente enfrentar porque graças a Deus Campinas é referência positiva nesse assunto O primeiro está tudo dos animais do Brasil foi o de Campinas positivo sensibilizar a população sobre a prevenção ao abandono maus tratos e crueldade contra animais foi discutido a falta de campanhas de vacinas medicamentos e o Crime de envenenamento a questão da vacinação ela faz parte da negligência né então como a gente vem falando né Vocês já estão se preparando para o Abril laranja a gente tem que já começar a questionar isso e colocar isso em Pauta porque um animal que não é vacinado ele está sendo negligenciado ele está sendo exposto a doenças né E são doenças graves que causam como Daniel colocou uma malefício físico podendo levar a morte uma cinomose por exemplo atendi muitos casos de cinomose o animal chega no estágio neurológico que você não tem muito o que fazer né É paliativo é até onde o animal aguenta né que que a gente pode fazer para reverter isso não tem muito é como covid né a pessoa pegou e a gente precisa esperar a reação imunológica dele que muitas vezes não está preparada para aquilo e não consegue reagir né então Lembrando que a vacinação anti-rábica é realmente muito importante e necessária anualmente mas junto com essas campanhas anti-rábicas também é necessário conscientizar dessas outras vacinas a existência dessas outras vacinas porque muitas vezes a gente recebe o paciente no consultório com diagnóstico positivo de parvo de lepto de cinomose que você fala mas ele foi vacinado a pessoa fala foi aí você questiona Mas aonde foi essa vacina quando foi ah foi na campanha então a pessoa não tem o esclarecimento de que aquela vacina é uma coisa e tem outras para proteger de outras coisas uma outra questão que eu acho que poderia ser levantada de alguma maneira que as famílias que são atendidas por exemplo em programas sociais né que de repente elas essas famílias fossem contempladas né Para o atendimento a consulta a rotina desses animais e a vacinação né que é a proteção a imunização né isso reduziria o número de abandono porque um animal quando fica doente muitas pessoas por mais que ame não tem condições de cuidar e abandona esse animal nós estamos falando de maus tratos de vida e como a Doutora Cristiane Lidiane falou do envenenamento isso daí é assassinato é assassinato aos animais assassino gente mais assassinam também os animais é um assassinato exatamente um assassinato através de envenenamento Então eu acho que tem que ter pena apenas duas em relação a isso a gente poder fazer uma campanha também sobre isso e está levando adiante toda essa questão essa situação aí que é inadmissível assassinar os animaizinhos tanto gatos como cachorro e outros animais Então eu acho que isso tem que ter uma punição Severa e quem pratica Com certeza ele também vai vai responder por isso Muitas pessoas não acham que maltrata só bater chutar o animal atropelamento porque quis Claro mas não é maus tratos também se considera quando tá um sol de rachado meio-dia a pessoa sai com animal na rua Você já tentou andar meio-dia descalço no meio da rua é assim isso é maus tratos deixa o animal sem comer maus tratos sem a fonte de água tudo isso é maus tratos Então a gente tem que pensar que maus tratos não é só bater no Animal porque não tem como ele é revidar ele pode revidar com uma mordida e você vai lá e fala que quero matar a questão Vereador é que muitas dessas pessoas que fala que era uma tela vai lá e mata ações para proteção e bem-estar animal foram discutidas é uma das referências nacionais e o SAMU animal e se Deus quiser nós teremos ainda o hospital veterinário Popular né com certeza gente Obrigado por isso é um sonho né Nós vamos trabalhar assim o nosso Governador nosso novo Governador eu já tive uma conversa com ele e ele disse que vai sim favorecer Campinas com um hospital em São Paulo já tem dois já tem dois eu falei Campinas não precisa de dois um só nós estaremos contentes