Transcrição automática gerada por IA. Pode conter pequenas imprecisões e ainda não
passou por revisão humana. Use Ctrl+F para buscar termos dentro do texto.
[Música] matar a fome de quem não consegue prover o próprio sustento e o da família em 2022 o segundo inquérito Nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia de covid 19 no Brasil apontou que 33. milhões de pessoas não tem garantido que comer o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome conforme o estudo mais da metade da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau são 125 milhões e 200 mil pessoas entre as que apresentam leve moderado ou grave e que vivem na linha da pobreza ou extrema pobreza e essa insegurança também pode chegar às instituições como esta muitas vezes única saída de quem está com a barriga vazia que a crise tá pegando né Eu disse assim em dezembro a gente distribuiu bastante alimento Montamos cesta infelizmente Janeiro agora Tá bem parado a gente tá passando muito falta de alimento no financeiro e tudo e a gente não quero pagar isso aqui eu quero continuar Porque o povo não para de pedir a barriga não espera né preocupação da Dona Benedita que começou o trabalho social em 1999 com a distribuição de sopa as famílias do entorno do Jardim Paraíso de Viracopos no distrito do Ouro Verde em Campinas na dispensa poucas doações de mantimentos e apenas alguns litros de leite que também é distribuído uma vez por semana panela que não falta mas esta é a única que está cheia para encher as vasilhas 12 potes de quem depende dessa refeição tô fazendo 220 litros de sopa e um dia já distribui todos os dias e foi mil litro 1.200 litros aí foi acabando acabando e agora eu tô em dois dias fosse para doar para todas as pessoas seria toda terça-feira 270 260 l de leite agora tá saindo 120 130 diminui em vez de você dar quatro você dá um ou dá dois Depende do que tem no momento e um pacote de bolacha junto aí aquela que vem leva para o irmãozinho que tem em casa quando uma pessoa chega aqui a senhora fala Hoje não tem como que é isso para a senhora porque a gente não quer chegar nesse ponto mas tô vendo que que a gente liga toda hora aqui tem cesta vai chegar outros acha que tem a gente não quer dar sabe mas o negócio tá pegando mesmo só Deus [Música] a casa já atendeu 140 crianças diariamente mas hoje o cenário é bem diferente com poucas doações o que tem dá para fazer sopa apenas duas vezes por semana e sempre a espera da chegada de mantimentos para garantir a próxima refeição muitas vezes a única de quem já está na fila logo cedo para garantir o que ter para levar para casa a gente vem sempre né são dois dias por semana e a gente vem pegar sopa assim e somos ajudar bastante né antes você já chegou a vir aqui na época quem tinha distribuição todos os dias sim frequento aqui é muitos anos muitos anos gostaria que voltasse a ter essa entrega mais dias da semana com certeza que nos ajuda bastante né trabalhava antes da pandemia chegou Fui mandado embora e hoje cuido da minha mãe que é acamada e se não fosse a casa da sopa aqui eu não sei viu você vem buscar os dois dias que eles entregam você vem tem uns dois dias aí tem duas vezes por mês também que vem marmita e a gente vem buscar também que ajuda muito se não tivesse esse atendimento como que seria Ah seria difícil muito difícil que às vezes a gente depende dessa refeição depende dessa refeição para sobreviver também ajudado muito né Já tô de idade não posso trabalhar mais tenho 76 anos né e eu faço em vez de casa cuido dela aí que a mãe dela trabalha e quando eu posso eu bem falo com ela ela sempre me ajudou nunca ela falou que não vem buscar refeição a sopinha que eu gosto bastante né e garante aí a refeição da Senhora da sua neta e às vezes da família inteira da família inteira eu tenho um filho autista a gente depende da casa da sopa 13 anos a idade do meu filho porque a renda de um salário mínimo não dá às vezes né porque é muita conta a gente pagando Dona Benedita ajuda a gente toda terça também no leite quando chega doação né eu peço que contribui também para essa parte do leite ganhamos os marmitex ganhamos cesta básica fora de época porque ela sempre ajudou a gente quando a gente chega aqui e Precisou de um arroz ou de um óleo Dona Benedita tá prestes atender a gente então se não fosse a casa da sopa sobre todas essas doações não sei o que seria da gente não sei não sei mesmo ser essa esperança de alimentar muitas famílias se tornou um exemplo e Dona Benedita contagia também que um dia veio aqui atrás de ajuda e passou a trabalhar voluntariamente na preparação dos alimentos tem que buscar uma cesta né que ela deu para mim uma cesta e eu fiquei aqui foi ficando eu tô aqui a senhora vem toda semana eu venho três vezes por semana duas vezes entendeu quando precisa de mim eu tô aqui é muito bom ver as pessoas sabe pegando comida agradecendo muito bom pena que falta muita coisa assim Se tivesse mais ajuda era melhor mas o que pouca dá já ajuda muito Eu já tô Há dois anos Começou quando eu me interessei em fazer um serviço comunitário ajudar as pessoas ver como era aí quando eu entrei agora eu não quero sair e eu falo que quem entra e faz esse serviço de ver a gratificação das pessoas Ah não sai mais que que você sente sabendo que o seu trabalho das suas colegas muitas vezes é a única alternativa para quem tá lá fora esperando uma comida é muito bom né amor né é o que falta no mundo amor união é o que tá faltando se todo mundo se ajudasse a juntasse para isso nós nosso país ia ser lindo [Música] o reconhecimento deste trabalho está espalhado na parede com várias homenagens inclusive com diploma de mulher virtuosa concedido a ela pela câmara de Campinas em 2019 mas não garante o alimento e nem o recurso para manter a busca ou a compra de mantimentos e a entrega das doações além da distribuição de cestas básicas que já chegou a atender 500 famílias quantas sextas senhoras já conseguiu doar esse mês 300 400 ou mais 500 né Eu como que a senhora tem se virado para conseguir o dinheiro para abastecer os carros que a senhora tem aqui à disposição da casa da sopa tem que se virar nos 30 porque a gente não tem mais dinheiro para ficar pegando cada vez que eu saio é 90 r$ 100 de combustível que vai longe e às vezes você vai lá buscar depois você tem dia de novo é todo dia eu gasto aqui entre mercado e gasolina e tudo mais de 500 por dia e a gente não tem verba pública a gente vive de doação aqui a gente não atende só para isso vem gente são tudo mão bassol Ouro Preto quando sabe quem tá pegando Vem Aí eu pergunto Vocês não tem gente que ajuda lá eles falam não tem só que não então a gente que só corre aqui fala para ela gente como que pode chegar e doar para casa da sô pode ser vir aqui trazer aqui a gente vai buscar e para doar a gente pode fazer pizza pode fazer depósito para casa da sopa [Música]